|
|

Carteira administrada: o que é, como funciona e será que vale a pena?

Se você está inserido no mundo dos investimentos de forma mais geral, provavelmente já deve ter lido e ouvido falar das carteiras administradas.

Compartilhe

Se você está inserido no mundo dos investimentos de forma mais geral, provavelmente já deve ter lido e ouvido falar da carteira administrada. Aproveite para aprender mais sobre o assunto neste blog. 

Veja neste conteúdo: 

  1. O que é e como funciona a carteira administrada? 
  2. Vale a pena investir? 
  • O que é carteira administrada?

É uma forma de investimento mais prática, onde as escolhas dos ativos da carteira são feitas por um gestor de forma personalizada para um cliente. Ou seja, o investidor terceiriza as decisões para um profissional especializado, que ficará responsável por alocar os recursos nas modalidades que oferecem o melhor retorno, de acordo com cada política de investimento individual.

Apesar de serem parecidos, a carteira administrada tem algumas diferenças para o fundo de investimento. Entre as principais, podemos destacar:

  1. Personalização: dependendo da classificação do fundo, existem restrições que devem ser seguidas pelos gestores, para cada porcentagem de investimento. Com a carteira administrada, o profissional contratado tem mais liberdade para fazer alterações no portfólio de cada cliente.
  2. Tomada de decisão: no fundo, o gestor aplica diferentes estratégias, de acordo com as oportunidades de mercado, enquanto o investidor ocupa um posicionamento completamente passivo. Já na carteira administrada, apesar das decisões serem tomadas pelo gestor contratado, o investidor possui maior influência sobre os métodos utilizados e categorias selecionadas.
  3. Natureza jurídica: o fundo possui um CNPJ próprio, que permite a centralização de todos os recursos captados dos cotistas e a realização das compras de ativos. Para a carteira administrada, a conta é aberta com o próprio CPF do cliente. Assim, apesar de autorizar a gestão do dinheiro, esse capital e os ativos comprados continuam no nome do investidor.
  • Vale a pena investir? 

Assim como qualquer outro tipo de investimento, é preciso levar em conta os objetivos e o perfil de cada um. A carteira administrada tende a ser uma boa opção para aqueles que, além de buscarem terceirizar sua gestão de portfólio, possuem algum conhecimento sobre o mercado e preferem estar mais próximos da tomada de decisão, influenciando a alocação de seu capital de alguma forma.  

Publicado por Equipe Dealboard by DXA.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT