|
|

Agronegócio: vale investir em 2023?

As inovações tecnológicas têm revolucionado esse mercado nas últimas décadas, criando oportunidades de investimento interessantes.

Compartilhe

O setor agropecuário sempre foi um dos pilares da economia brasileira. No entanto, as inovações tecnológicas têm revolucionado esse mercado nas últimas décadas, criando oportunidades de investimento interessantes. É aí que entra o private equity e os fundos de private equity. Essa modalidade de investimento se destaca por buscar startups com alto potencial de crescimento, neste caso, as agtechs, que trazem soluções inovadoras e disruptivas. 

Aprenda a seguir: 

  1. O potencial do setor agropecuário no Brasil
  2. Tecnologia e inovação no agronegócio brasileiro
  3. Tendências de mercado para o agronegócio brasileiro em 2023
  4. Oportunidades para o investimento no agronegócio brasileiro
  • O potencial do setor agropecuário no Brasil

O agro é imprescindível para a economia mundial e possui um papel especialmente relevante para a economia brasileira, com sua cadeia representando mais de 27% do PIB brasileiro. Nosso país é hoje um dos principais produtores e exportadores, atuando como um líder no atendimento da crescente demanda global e na garantia de segurança alimentar. 

Potência brasileira: o país possui vantagens competitivas únicas, que lhe dão capacidade para ganhar ainda mais importância no setor agro. Atualmente, em termos mundiais, o Brasil é o maior produtor e exportador de soja e o maior exportador de café.

Leia também:

  • Tecnologia e inovação no agronegócio brasileiro

O mercado agro vem passando por uma verdadeira revolução tecnológica e, junto a isso, as agtechs surgem como uma oportunidade de investimento que combina inovação e tradição. Essas empresas apresentam soluções capazes de aumentar a eficiência produtiva, melhorar a qualidade dos produtos e ainda diminuir os impactos ambientais. 

Com o uso de tecnologias como inteligência artificial, drones, sensores e softwares de análise de dados, o setor agro se torna cada vez mais competitivo e sustentável. Portanto, investir em agtechs pode ser uma forma de contribuir para o desenvolvimento desse mercado e, ao mesmo tempo, obter bons retornos financeiros.

Com a chegada das biotecnologias e avanços da engenharia genética, o agro passou por uma transformação significativa. Em paralelo, houve também o marco da automação, conectividade e geração de dados, tornando a tomada de decisão no campo mais precisa e eficiente. 

Veja mais:

O processo de digitalização acelerado incorporou tecnologias como IoT, inteligência artificial, robótica e big data, visando a aumentar a eficiência, produtividade e reduzir custos na lavoura. Dessa forma, a agricultura digital surgiu como uma maneira de utilizar dados para gerenciar melhor a produção agrícola e a vida do produtor rural.

  • Tendências de mercado para o agronegócio brasileiro em 2023

Em uma pesquisa recente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apontou que o volume de grãos deve ser ainda maior este ano. Essa produção, que já é a quarta maior do mundo, deve alcançar 58,8 milhões de toneladas a mais em relação à década passada. 

Expandindo os horizontes: ainda segundo o levantamento, há também o crescimento da área total plantada com lavouras no Brasil. Em 2014, ela era de 70,2 milhões de hectares e, para 2024, a mesma deve crescer 11,8 milhões de hectares, atingindo 82 milhões. Assim, toda essa expansão concentra-se na soja, com mais 10,3 milhões de hectares. Em seguida, está a cana-de-açúcar, com mais 2,3 milhões.

  • Oportunidades para o investimento no agronegócio brasileiro

Com uma produção agrícola diversificada e uma posição privilegiada no mercado internacional, o Brasil oferece inúmeras oportunidades de investimento em diferentes áreas de agro. E uma das formas interessantes de investir nesse setor é por meio de private equity e venture capital, através de uma gestora ou um fundo. 

Na prática, investidores institucionais, como fundos de private equity e venture capital, compram participações em agtechs, geralmente com o objetivo de ajudá-las a crescer, expandir suas operações e aumentar sua rentabilidade. Já os investidores individuais conseguem ter acesso a essas empresas por uma gestora de private equity e venture capital

Comece a investir em private equity e venture capital

Em resumo, o agro brasileiro, além de ter um papel crucial na economia do país, é um dos principais produtores e exportadores globais. Como a tecnologia e a inovação neste nicho se tornam cada vez mais competitivas e sustentáveis, a tendência é de que o agro cresça ainda mais nos próximos anos, apresentando novas oportunidades para aqueles que buscam retornos financeiros e desejam seus portfólios de investimentos.

Publicado por Equipe Dealboard by DXA.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT