|
|

Blockchain: o que é, como funciona e como pode ser usada

Apontada por muitos players do mercado financeiro como a mais promissora e disruptiva tecnologia desde a revolução da internet, a blockchain segue em evidência.

Compartilhe

Você já deve ter ouvido falar algumas vezes de blockchain nos últimos tempos. Apontada por muitos players do mercado financeiro como a mais promissora e disruptiva tecnologia desde a revolução da internet, ela consiste em uma base de dados descentralizada, distribuída e estruturada na forma de uma cadeia de blocos interligados. 

Aprenda neste blog: 

  1. Como funciona a tecnologia blockchain?
  2. Principais elementos de uma blockchain
  3. Como pode ser usada em diversos setores?
  4. Blockchain e a revolução financeira
  • Como funciona a tecnologia blockchain?

A blockchain funciona como um banco de dados compartilhado por vários participantes, onde cada membro da rede possui uma cópia idêntica deste banco de dados em seu computador, impedindo sua violação. 

A necessidade de intermediários - como bancos e governos - para estabelecer nossas identidades e permitir a troca de valores online trouxe diversas complicações, minando a revolução da internet, hoje controlada por algumas poucas instituições. 

Nesse sentido, a blockchain é revolucionária, pois a tecnologia viabiliza a troca de valores através da rede, de forma segura e confiável, dispensando intermediários. 

  • Principais elementos de uma blockchain

Criptografia: atua como um dos elementos centrais da tecnologia. Todas as informações distribuídas através das redes blockchain estão protegidas por meio de recursos criptográficos, como funções hash e assinaturas eletrônicas - uma maneira eficiente de garantir a segurança de informações.

Descentralização: a tecnologia permite a passagem de uma forma de controle onde o poder de tomada de decisão se concentra em uma única entidade. Em um modelo descentralizado, não há a necessidade de se pré-estabelecer confiança em um único elemento, pois o poder de decisão e a confiança passa a ser distribuída entre todos seus participantes.

Cadeia: os blocos de dados são interligados criptograficamente, formando uma cadeia de blocos indissociáveis. Deste modo, só é possível adicionar dados à base de forma sequencial, garantindo um histórico de auditoria perfeito, que permite a volta no tempo para encontrar um estado anterior do banco de dados e a inviolabilidade da rede.

Protocolo de consenso: é um processo utilizado para obter concordância entre os participantes de uma rede distribuída, responsáveis por manter sua integridade e segurança. Ele pode ser definido como o mecanismo por onde os membros de uma rede blockchain descentralizada chegam em acordo para permitir a inserção de novos dados na base.

  • Como pode ser usada em diversos setores?

Na prática, quase todo negócio conta com processos onde informações e valores são transacionados. Quanto mais rápido, preciso, confiável, seguro e menos custoso for essa troca e registro, melhor. A blockchain é ideal para esses objetivos porque pode fornecer informações imediatas, distribuídas e transparentes, armazenadas em uma base de dados.

Leia mais sobre este mercado: 

Fique de olho: essa rede pode ser utilizada para a realização e controle de pedidos, pagamentos, produção, entre muitas outras coisas. O constante desenvolvimento da tecnologia, que hoje já é capaz de operar contratos inteligentes e até mesmo aplicativos descentralizados, amplia ainda mais o universo de possibilidades.

  • Blockchain e a revolução financeira

Como já comentado, a tecnologia blockchain tem potencial para revolucionar diversos setores da economia, dos mais novos aos mais tradicionais, como logística, no controle de supply chain; saúde, nos registros de informações dos pacientes; artes, na garantia de direitos autorais e pagamentos de royalties; e, até mesmo no setor público, na gestão de seus registros com a criação de cartórios digitais.

Complemente seu aprendizado:

É importante ressaltar: a grande relevância do setor financeiro nessa indústria é explicada pela diversidade de aplicações e benefícios desta tecnologia no segmento. Sistemas de pagamento, captação de recursos, tokenização de ativos e finanças descentralizadas são apenas alguns dos exemplos de transformações que já podem ser percebidas no setor.

Publicado por Equipe Dealboard by DXA.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT