|
|

As principais diferenças entre o corporate venture capital (CVC) e o venture capital tradicional

Dois dos principais investimentos em startups que se destacam no mercado financeiro brasileiro atual são o corporate venture capital e o venture capital.

Compartilhe

Dois dos principais investimentos em startups que se destacam no mercado financeiro brasileiro nos dias atuais são o corporate venture capital e o venture capital. O país vem testemunhando um aumento significativo no número de aportes em venture capital, impulsionado por um ambiente favorável de inovação e empreendedorismo. Em paralelo, várias grandes empresas nacionais estão adotando estratégias de corporate venture capital para se manterem competitivas e otimizarem sua inovação.

Leia neste blog:

  1. O que é corporate venture capital e como ele se diferencia do venture capital?
  2. Principais características do corporate venture capital 
  3. Riscos e vantagens do CVC e do venture capital 
  • O que é corporate venture capital e como ele se diferencia do venture capital?

Entender o corporate venture capital é mais simples do que parece. Ele envolve a participação de grandes corporações no investimento em startups. Enquanto o venture capital tradicional é conhecido por financiar empresas emergentes em estágio inicial, o CVC se difere na abordagem e nos objetivos.

O foco primário do venture capital é buscar retornos financeiros através de startups promissoras e disruptivas. No caso do CVC, a motivação é mais estratégica. As empresas brasileiras aumentaram suas estratégias de corporate venture capital, reconhecendo a importância de investir em inovação para se manterem competitivas no mercado. 

Você também pode gostar:

Há ainda um bom potencial de crescimento, junto a um ambiente propício à inovação que o Brasil oferece. Com a adoção dessas estratégias, as companhias buscam não só retornos financeiros, mas também vantagens competitivas e sinergias com suas operações existentes, impulsionando assim o ecossistema empreendedor e promovendo tal inovação no cenário empresarial brasileiro.

  • Principais características do corporate venture capital 

Como citado anteriormente, o corporate venture capital é voltado às grandes corporações, com participação direta na alocação de capital em startups e empresas emergentes como parte de sua estratégia de crescimento e busca por inovação. A empresa em questão procura startups que estejam alinhadas com seus setores de atuação e que possam oferecer benefícios complementares com seus negócios existentes.

O corporate venture capital também permite que as corporações diversifiquem suas operações e busquem novas oportunidades de crescimento fora de seus negócios tradicionais. Através dos investimentos em startups, as empresas podem explorar novos mercados, tecnologias e segmentos de clientes. 

Aprenda mais: 

Além do investimento financeiro, é oferecido ainda o suporte e expertise em áreas específicas. Isso pode incluir conhecimento do setor, acesso a redes de contatos, mentoria, orientação estratégica e recursos adicionais que ajudam a impulsionar o crescimento das startups.

  • Riscos e vantagens do CVC e venture capital 

Tanto o corporate venture capital quanto o venture capital tradicional apresentam vantagens e riscos. No caso do CVC, as vantagens incluem acesso imediato ao capital, expertise e sinergias com a empresa estabelecida, acelerando o crescimento e oferecendo oportunidades de parcerias pontuais. 

No entanto, os riscos para as startups envolvem a perda de autonomia e restrições impostas pela corporação, além de possíveis conflitos culturais. Já o venture capital em si proporciona acesso a financiamento, suporte especializado e aprendizado mútuo entre as startups apoiadas, impulsionando seu crescimento, bem similar ao CVC. 

Aproveite para ler: 

Porém, os riscos envolvem a diluição da participação acionária dos fundadores, pressão para crescimento rápido e a necessidade de alcançar o exit estratégico. Ambas as modalidades exigem uma análise cuidadosa dos benefícios e riscos, considerando os objetivos e necessidades específicas de cada startup em seu contexto de negócio.

Crie já sua carteira administrada e comece a investir

Publicado por Equipe Dealboard by DXA.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT