|
|

Venture capital: aprenda a identificar empresas com grande potencial de crescimento

Com a crescente demanda por tecnologia e inovação, o mercado de venture capital tem se tornado cada vez mais relevante no cenário empresarial.

Compartilhe

Investir em empresas com grande potencial de crescimento é a premissa básica do venture capital. Conhecido por apoiar empresas em estágios iniciais, que fazem parte do setor tech e tem uma visão de longo prazo, o venture capital vem crescendo nos últimos anos. Com a crescente demanda por tecnologia e inovação, o mercado de venture capital tem se tornado cada vez mais relevante no cenário empresarial. No Brasil, o setor tem recebido um aumento significativo de investimentos, principalmente nos setores fintech, saúde e educação.

Acompanhe o conteúdo deste blog:

  1. Descubra como funciona o venture capital 
  2. Identificando startups promissoras para investir
  3. Os casos de sucesso do venture capital 
  • Descubra como funciona o venture capital 

Tanto o private equity quanto o venture capital envolvem investimentos financeiros em empresas com grande potencial de rendimentos. Na maioria das vezes, o venture capital direciona seus investimentos para empresas inovadoras, especialmente as que trabalham com tecnologias disruptivas, mas que ainda estão em fase inicial de desenvolvimento.

Geralmente, o private equity mira empresas maiores, com alguma consolidação no mercado e nem sempre com um grande diferencial tecnológico, presentes em setores da economia real, em indústrias mais tradicionais, com um bom potencial de crescimento. Em ambos casos, o processo de análise de uma empresa promissora precisa ser feito de forma cuidadosa e detalhista. 

  • Identificando startups promissoras para investir

Em primeiro lugar, é essencial que a startup esteja alinhada com uma tendência de mercado consistente. Nesse sentido, é crucial que o investidor esteja atento às mudanças de comportamento dos consumidores e seja capaz de diferenciar entre tendências de longo prazo e "modismos" momentâneos. 

Complemente seu aprendizado:

Por exemplo, ao optar por investir em uma fábrica de laticínios veganos ao invés de uma franquia de frozen yogurt, o investidor está considerando o fato de que a primeira está relacionada a uma tendência global de consumo de alimentos à base de plantas, enquanto a segunda é um produto específico que pode perder popularidade rapidamente. Atualmente, além dos laticínios veganos, podemos citar tendências como cosméticos pet, fintechs inovadoras, saúde digital e inteligência artificial, por exemplo. 

Estatísticas em evidência: a plataforma de inteligência de dados Sling Hub apurou que foram realizadas 758 rodadas de investimentos em startups, somando US$ 4,9 bilhões. Entre os setores que mais atraíram investidores, temos as fintechs, com 176 deals e US$3,7 bilhões captados.

Além da tendência atual, o venture capital também pode analisar o potencial de lucratividade da empresa, que faz parte do modelo de negócios. Ao buscar investimento de venture capital e private equity, é fundamental que a startup apresente esse modelo sólido e bem estruturado, com previsão de lucratividade no médio prazo. 

Fundos de venture capital podem auxiliar nesse processo, ajudando a identificar as empresas com maior potencial de crescimento e oferecendo suporte financeiro e estratégico para impulsionar o sucesso das mesmas.

Leia também:

Escolher uma startup com um time qualificado também é extremamente relevante. Ao buscar investimento de private equity e venture capital, é importante considerar que, mesmo com uma boa ideia, ainda existe um grande risco de entrega, o qual pode ser minimizado por meio de um time capacitado e experiente. 

É essencial que a equipe seja estudiosa e esteja bem informada sobre as novas tecnologias aplicadas ao negócio, além de possuir experiências de trabalho relevantes para o desafio que está sendo enfrentado. 

  • Os casos de sucesso do venture capital 

Podemos citar diversos exemplos de grandes empresas do mercado atual - nacionais e internacionais - que se beneficiaram do investimento de venture capital em seu estágio inicial. Entre as brasileiras que conseguiram engajar tecnologia, serviço de qualidade e inovação em seus setores foram o Nubank, QuintoAndar e o iFood.

Em relação às empresas estrangeiras, Facebook, Instagram, TikTok, Spotify e Netflix são alguns exemplos de companhias que, inicialmente, também contaram com a ajuda do venture capital para se desenvolverem.

Crie sua carteira e comece a investir

Publicado por Equipe Dealboard by DXA.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT