|
|

Entenda mais sobre os investimentos ESG

A consciência ambiental de uma companhia faz parte de um conjunto de boas práticas que precisam ser bem planejadas em diversos nichos dos investimentos.

Compartilhe

O mercado financeiro vem valorizando constantemente os investimentos sustentáveis das empresas, o famoso ESG (Environmental, Social and Governance). A consciência ambiental de uma companhia faz parte de um conjunto de boas práticas que precisam ser bem planejadas em diversos nichos das finanças, inclusive no private equity e venture capital

Confira neste blog:

  1. Conheça os critérios ESG 
  2. ESG e mercado financeiro
  3. Investimentos ESG e sua relevância atual 
  4. Por que investir em empresas ESG?
  • Conheça os critérios ESG 

Os critérios ESG referem-se a três critérios - ambientais, sociais e de governança - analisados detalhadamente antes do investimento em uma companhia. Tal análise busca identificar como uma empresa gere seus impactos ambientais, como trata seus funcionários, clientes e comunidades, e como lida com questões de governança corporativa, como transparência e ética.

Os investimentos ESG apuram negócios que estão alinhados a esses critérios, selecionando ações que possuem uma visão mais sustentável e responsável em relação aos aspectos ambientais, sociais e de governança. Investir em ações ESG pode ser uma boa opção para quem busca alinhar seus valores pessoais com seus investimentos. 

Aprenda mais: 

Por que é importante: segundo o MSCI, empresas com melhores classificações ESG obtiveram retornos 2,5% superiores em um período de 10 anos quando comparadas àquelas sem tais classificações. Esses dados reforçam a crescente pressão que as companhias enfrentam dos investidores, consumidores e sociedade em geral para adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis. 

  • ESG e mercado financeiro

Investidores que levam em consideração os critérios ESG não se concentram apenas na rentabilidade e nos lucros da empresa. Eles também levam em conta os três fatores citados anteriormente como parte importante de sua análise de investimento. Com os consumidores cada vez mais exigentes, o ESG faz com que as empresas se tornem mais responsáveis e preparadas para conseguirem entregar mais eficiência e consciência ao mercado. 

Pode te interessar:

Benefícios em abundância: no que se refere ao lado das empresas, o ESG traz inúmeras vantagens no mercado para as mesmas, como redução dos custos operacionais e ganhos de produtividade, mitigação de possíveis riscos socioambientais, redução de interferências regulatórias e legais, melhoria na imagem e reputação, oportunidades de acesso a novos nichos de mercados e às linhas de crédito verde, mais segurança para o investidor, entre outras. 

Cada vez mais investidores estão buscando investimentos que atendam aos critérios ESG, o que tem impulsionado a demanda por fundos de investimentos sustentáveis. Isso se deve ao fato de que a adoção dessas práticas ESG pelas empresas pode ser um indicador de sua capacidade de gerenciar riscos e oportunidades a longo prazo, levando a uma melhor performance financeira.

  • Investimentos ESG e sua relevância atual 

De acordo com a consultora PwC, até 2025, cerca de 57% dos ativos de fundos na Europa serão ESG. Financeiramente falando, isso significa algo na casa dos 7,6 trilhões de euros. Seguindo esta tendência, entender sobre o que é ESG, investimentos ESG, critérios ESG, ações ESG e como podem ser aplicados na gestão empresarial se tornou peça chave para as companhias que buscam se destacar no mercado financeiro.

Não deixe de conferir:

Pauta do dia: as principais questões acerca do ESG no ano de 2023 serão descarbonização, mercado de carbono, diversidade e inclusão, transparência e estratégia de engajamento, segundo pesquisa da XP Investimentos. 

Além destes, o ESG também poderá ser influenciado pelas inovações tecnológicas e o financiamento climático. A COP 27, que ocorreu no Egito no final de 2022, foi marcada por um progresso histórico para auxiliar países vulneráveis a enfrentar as consequências das mudanças climáticas. Essas iniciativas podem impactar significativamente a abordagem das empresas em relação às práticas sustentáveis e responsáveis em 2023.

  • Por que investir em empresas ESG?

Investir em empresas que tenham implementado as ações ESG pode ser uma forma de contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e responsável, alinhado com os valores e preocupações de muitos investidores. Por isso, a Dealboard e sua comunidade incluem em sua análise e seleção de empresas os critérios ESG, buscando empresas que adotem práticas sustentáveis e responsáveis. 

A fintech também incentiva as empresas a atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto acompanha a diversidade de gênero e crescimento como métricas de impacto. 

Comece a investir com a Dealboard agora mesmo

Publicado por Equipe Dealboard by DXA.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT