|
|

Mercado privado: como a abundância de água no Brasil pode atrair mais investimentos

A abundância de água no Brasil pode atrair uma série de investimentos privados para o país.

Compartilhe

A água é o recurso natural mais importante do mundo. Sua escassez tende a crescer, impulsionada pelas mudanças climáticas, o que pode levar a uma série de novos investimentos privados na região. 

Por que é importante: além de outros fatores, por ser localizado na linha do Equador, o Brasil conta com um clima favorável, e desfruta de um fluxo constante de água.

Leia nesse blog:

  1. Os recursos naturais brasileiros
  2. O poder do agronegócio
  3. A abundância de água no país 
  • A abundância de água no país 

A água está intrinsecamente conectada a todos os aspectos do ecossistema global.

Em detalhes: ela está presente em vários processos de produção, no algodão das roupas, na geração de energia e nos alimentos.

  • Se posiciona como os mais vitais dos elementos e como alicerce fundamental para a preservação da vida no planeta.

Por ser um recurso extremamente valioso, os países que apresentarem vantagens competitivas nesse sentido certamente estarão bem posicionados para aproveitar as oportunidades geradas pela posse de um recurso cada vez mais escasso.

Os números: o território brasileiro é atravessado por inúmeras bacias hidrográficas, com destaque para a Bacia Amazônica, a maior do mundo.

  • A mesma é dona da maior reserva de água doce superficial do planeta, proporcionando ao Brasil aproximadamente 12% de toda a água disponível globalmente. 

Leia antes de sair | Conheça as estratégias de investimento em capital privado e Private equity e venture capital: como esses investimentos impulsionam a inovação no mercado financeiro

  • Os recursos naturais brasileiros

O que temos visto: o país é dono da quinta maior área geográfica da Terra e está entre os cinco maiores produtores de mais de 30 commodities diferentes.

  • É também um dos principais exportadores de produtos agrícolas e alimentos relevantes para 200 países.

A diversidade e abundância de recursos torna o Brasil um gigante econômico, dono de um potencial inexplorado e complexo de ser plenamente mapeado.

  • Além da riqueza em minérios como ferro, nióbio, manganês, bauxita, ouro, cobre, níquel e zinco, a nação mantém uma posição de liderança na produção e exportação de produtos agrícolas essenciais – como soja, café, cana-de-açúcar, laranja, milho, suco de laranja, carne bovina, frango, entre outros.

Entenda mais sobre o mercado | Private equity e venture capital: a importância das gestoras na democratização desses investimentos e Venture capital: 3 setores promissores para investir em 2023

  • O poder do agronegócio

Panorama geral: o Brasil é dono de uma população de mais de 214 milhões de habitantes, com uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados.

  • Investidores institucionais e de perfis mais sofisticados têm impulsionado a alocação de capital privado em terras agrícolas no Brasil. 
  • Além de ficarem expostos a um dos principais países intensivos em ativos reais, os agentes econômicos também se posicionam em uma alocação resiliente, de baixa correlação com investimentos tradicionais e que atua como um reconhecido hedge contra a inflação.
  • O país já é reconhecido como um importante destino para os fluxos de capital, impulsionado por sua posição estabelecida como um participante central no mercado de commodities. 

O que vem por aí: o agronegócio vem se beneficiando com os aportes de ativos do mercado privado – por meio de private equity e venture capital, principalmente –, aumentando sua capacidade de produção, inovação, eficiência e sustentabilidade no setor. 

  • Inovações como drones e sensores para monitorar cultivos até a aplicação de inteligência artificial e análise de dados para otimizar a tomada de decisões, vem revolucionando as operações agropecuárias no país.

Aprenda agora | Private equity: o que é e como funciona esse investimento privado? e Venture capital: entenda o que é e como funciona esse investimento

Crie sua carteira administrada e invista no mercado de privados

Publicado por Equipe DXA Invest.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT