|
|

Private equity: a relevância do investimento privado na América Latina

O private equity é um tipo de investimento privado – e também alternativo – que faz aportes em companhias já consolidadas em seus respectivos setores.

Compartilhe

O private equity tem ganhado destaque na América Latina como um dos principais tipos de investimentos privados procurados. 

Por que é importante: sua crescente relevância na região tem agregado benefícios para o ecossistema de empreendedorismo, além de colaborar para o desenvolvimento e fortalecimento econômico de diversos países.

Se aprofunde no tema: 

  1. O que é e como funciona o private equity?
  2. Suporte ao empreendedorismo 
  3. Grandes cases de sucesso 
  • O que é e como funciona o private equity?

Panorama geral: o private equity é um tipo de investimento privado – e também alternativo – que faz aportes em companhias já consolidadas em seus respectivos setores. 

  • Essa injeção de capital impulsiona a empresa a acessar novos mercados, expandir seus negócios e investir em aquisições estratégicas.

  • Por consequência, cria-se um bom ambiente para o crescimento econômico sustentável a longo prazo, gerando empregos qualificados e aumentando a produtividade.

Aprenda mais | Conheça as estratégias de investimento em capital privado e Private equity e venture capital: como esses investimentos impulsionam a inovação no mercado financeiro

  • Suporte ao empreendedorismo 

O que temos visto: através desses investimentos estratégicos e parcerias, os investidores não apenas fornecem capital e experiência para apoiar empreendedores em várias fases de desenvolvimento, mas também desempenham um papel crucial no empreendedorismo.

  • Muitas vezes, empreendedores bem-sucedidos, ao venderem suas empresas, reinvestem os recursos obtidos em novos empreendimentos, gerando um impacto positivo na economia de forma contínua.

Os números: em comparação com o segundo trimestre de 2022, os investimentos em private equity avançaram 7%, de R$ 4,2 bilhões para R$ 4,5 bilhões

O private equity oferece uma certa flexibilidade nas estruturas de financiamento. Isso pode incluir investimentos diretos, aquisições parciais ou totais da empresa, o que permite que a mesma se adapte à abordagem de acordo com suas necessidades específicas.

Leia também | Mercado privado: aprenda a investir fora da bolsa e Private equity: gere riqueza através desse investimento

  • Grandes cases de sucesso

Uma das formas de receber capital através do private equity é por meio de fundos. Muitas empresas hoje bem estruturadas e conhecidas no país, contaram com o suporte de grandes gestoras do mercado. 

A Arezzo&Co, uma das maiores marcas de calçados e acessórios do Brasil, foi impulsionada por um fundo da Gávea Investimentos.

  • Ampliou sua presença no varejo, realizou aquisições estratégicas de marcas complementares e consolidou sua posição como líder no mercado de moda e varejo de calçados.

A Gol, uma das maiores companhias aéreas do Brasil, recebeu investimentos de fundos de private equity, como da TPG Capital.

  • Houve uma expansão de sua frota, além da modernização de suas operações e a conquista de uma posição mais forte no mercado de aviação.

Complemente seu conhecimento | Investimentos alternativos e mercado privado: qual a ligação entre eles? e O poder disruptivo das startups latino-americanas no mercado de privados

Diversifique seu portfólio com private equity

Publicado por Equipe Dealboard by DXA.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT