|
|

Mercado privado: 3 razões para investir em startups de tecnologia

Com a transformação e consolidação digital no mundo, startups foram capazes de desenvolver tecnologias disruptivas, que solucionam problemas em vários setores.

Compartilhe

Externo ao mercado tradicional, o mercado privado oferece oportunidades de investimento exclusivas em startups de setores diversos que não podem ser deixados de lado. 

Por que é importante: com a transformação e consolidação digital no mundo, startups foram capazes de desenvolver tecnologias disruptivas, que solucionam problemas em vários setores, como financeiro, saúde, agronegócio e mais.

Veja mais detalhes sobre os benefícios de investir nessas empresas: 

  1. Inovação disruptiva
  2. Diversificação em um setor fora da bolsa
  3. Alto potencial de crescimento
  • Inovação disruptiva

Panorama geral: há uma transformação digital ao redor do mundo – a qual funcionou como uma espécie de catalisador da otimização em diversos setores.

Com o suporte do venture capital, startups conseguem avançar com a criação de produtos e tecnologias disruptivas, otimizando processos em grandes mercados.

  • As fintechs, startups de finanças, captaram US$ 108,5 milhões em agosto, praticamente metade de tudo que foi recebido no primeiro semestre. 

A América Latina vem ganhando destaque como um polo de inovação por conta de alguns motivos.

  • Essa região possui desafios significativos e ineficiências que precisam ser resolvidas.
  • Algumas preocupações dos consumidores desses países, muitas vezes, são mais urgentes do que em nações desenvolvidas.

A consolidação dessas startups como agentes disruptivos oferece um potencial de transformação e retorno ainda mais expressivo em investimentos de venture capital.

Conheça mais sobre o venture capital | Como o venture capital e as fintechs ajudam a revolucionar o mercado de privados e Como o venture capital impacta o setor de saúde atualmente

  • Diversificação em um setor fora da bolsa

Em detalhes: diversificar um portfólio com ativos fora da bolsa de valores é uma estratégia bastante positiva para conquistar um equilíbrio entre risco e retorno de longo prazo.

  • As oportunidades do mercado privado são exclusivas que não podem ser acessadas através da bolsa de valores ou outros investimentos mais tradicionais. 

Dentre essas oportunidades, as de venture capital, que são mais ligadas às startups – empresas mais jovens – com tecnologias disruptivas, são conhecidas pelo seu potencial exponencial de multiplicação em uma carteira

Veja também | Mercado de privados: 4 investimentos além do private equity e venture capital e Private equity e venture capital: conheça as tendências atuais desses mercados

Ponto-chave: por investir em empresas em estágio inicial de desenvolvimento, o venture capital pode aproveitar uma boa curva de valorização de uma companhia, após a mesma fazer um IPO (do inglês, Oferta Pública Inicial) ou ser adquirida por outra grande empresa do mesmo setor.

Tanto no private equity e venture capital, ou até mesmo os ativos alternativos em geral, a alocação precisa estar alinhada com o perfil do investidor.

  • Alto potencial de crescimento

Como comentado, investir em startups de tecnologia pode entregar lucros acima da média para os investidores. 

Em perspectiva: isso ocorre porque essas inovações as colocam em uma posição única para um rápido crescimento, à medida que conquistam uma fatia grande de seu mercado, por conta de seus modelos de negócio altamente escaláveis. 

O que vem por aí: em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia, a demanda por soluções inovadoras está em constante crescimento. 

  • Startups que atendem a essas necessidades – principalmente as de países emergentes – estão bem posicionadas para crescer rapidamente.

É importante você saber | Como o private equity pode ajudar a reestruturar empresas em dificuldades e Como o mercado de private equity pode ajudar a reduzir os riscos de investimentos em ações

Moral da história: com a capacidade de inovação, diversificação e escalabilidade, alinhadas à uma demanda global crescente por soluções tecnológicas, fazem das startups de tecnologia um investimento atraente – seja de forma direta ou através de um fundo – para aqueles que buscam diversificar em outros mercados. 

Invista fora da bolsa

Publicado por Equipe Dealboard by DXA.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT