|
|

Family office: o que é e como funciona esse serviço?

Os family offices estudam as melhores maneiras de maximizar resultados, gerenciar e proteger os recursos de seus clientes.

Compartilhe

Específico para investidores com um certo nível de riqueza, o serviço se tornou indispensável por conta do suporte oferecido para gerenciar os riscos do portfólio e facilitar a vida dos donos de grandes fortunas.

Por que é importante: os family offices estudam as melhores maneiras de maximizar resultados, gerenciar e proteger os recursos de seus clientes, através de planejamento tributário, compra e gerenciamento de propriedades e de investimentos, entre outras funções. 

Aprenda neste conteúdo:

  1. Conheça mais sobre os family offices 
  2. Tipos de family office
  3. Vantagens desse serviço
  • Conheça mais sobre os family offices 

São estruturas dedicadas à administração e multiplicação de patrimônios familiares. Sua atuação abrange desde investimentos até planejamento sucessório, proporcionando uma abordagem completa para as finanças familiares.

Em detalhes: é comum um family office oferecer assessorias personalizadas, educação financeira e conselhos para resolução de conflitos – basicamente tudo que está relacionado à organização financeira familiar.

  • No Brasil, as famílias precisam ter em torno de R$100 milhões em patrimônio – podendo ser menor, a depender do family office – para contratar esse tipo de serviço. 

Os dados: segundo pesquisa recente da BlackRock, family offices alocam cerca de 24% de suas carteiras em mercados privados. Além disso, 72% dos entrevistados afirmaram que planejam aumentar suas alocações em fundos de private equity.

Dando o zoom: a principal missão de um family office é alinhar os interesses financeiros da família a longo prazo. 

  • A busca pela preservação de capital é tão crucial quanto a geração de retornos robustos.

Leia mais sobre o mercado privado | Venture capital: entenda o que é e como funciona esse investimento e Private equity: o que é e como funciona esse investimento privado?

  • Tipos de family office

Essa assessoria familiar pode ser dividida em dois tipos, com características e funcionalidades diferentes. 

Single family office: o serviço é do escritório é dedicado a apenas uma família. 

  • A abordagem é altamente personalizada, com maior controle e customização, exclusivo na dinâmica familiar. 

Multi family office: diversas famílias são atendidas. 

  • Oferece economias ao agrupar múltiplos clientes, proporcionando acesso a serviços de gestão de patrimônio, planejamento tributário e investimentos.

Blogs relacionados | Investimentos alternativos: vale a pena investir nessa classe de ativos? e 4 lições sobre private equity para investidores

  • Vantagens desse serviço

Os family offices oferecem uma série de vantagens que contribuem para a gestão eficiente e personalizada do patrimônio familiar. Confira algumas delas abaixo.

Longo prazo: ao contrário de abordagens mais orientadas para o curto prazo, os family offices concentram-se em estratégias que visam a preservação e crescimento a longo prazo do patrimônio da família, alinhadas com os objetivos gerais e valores da mesma.

Gestão ativa de riscos: com uma compreensão profunda das circunstâncias e objetivos da família, esses escritórios estão bem posicionados para realizar uma gestão ativa de riscos, adaptando as estratégias conforme as mudanças no cenário econômico e nos objetivos familiares.

  • Muitos family offices se envolvem ativamente na educação financeira dos membros da família, preparando as gerações mais jovens para administrarem a gestão patrimonial.

Moral da história: para famílias com grande patrimônio, esse serviço é uma ótima opção para um acompanhamento financeiro mais exclusivo, com diversos benefícios. 

Conheça mais do mercado privado | Private equity: a relevância do investimento privado na América Latina e Mercado privado: 3 razões para investir em startups de tecnologia

Explore o mercado privado 

Publicado por Equipe DXA Invest.

Agradecemos pelo interesse! Entraremos em contato em breve.
Não foi possível enviar! Por favor, tente novamente.
PT